terça-feira, 25 de novembro de 2014

Vou estudar nos Estados Unidos. Quais documentos eu preciso?



Depois de chegar em solo norte americano para estudar, tudo parece ser mais fácil, mas até aqui, foram uns bons meses correndo atrás da papelada necessária para embarcar, e essa papelada foi carinha.

Lembrando que eu estou me referindo a alunos de graduação ou pós-graduação que queiram estudar aqui, mas pelo que pesquisei, o mesmo se aplica a interessados em intercâmbio.

Pensando nisso, inicialmente você vai precisar de alguém que te banque no país. No meu caso foi a CAPES. E sabendo disso, vai precisar de um documento oficial que será enviado para o local onde você vai estudar( a carta da CAPES). Estou em um centro de pesquisas, mas em uma universidade os trâmites são os mesmos.

Vamos aos papéis. O que vou precisar?

Inicialmente, vai precisar entrar em contato com o setor pessoal da universidade (o Human Resources, é o RH mesmo) e pedir, com a maior antecedência possível, o seu DS 2019. É tipo um registro seu, como estudante, na universidade. Esse documento é gratuito, mas provavelmente você vai ter que arcar com os custos do envio via correio para o Brasil. No meu caso, esse documento demorou 30 dias, o que foi muito rápido. A antecedência pedida aqui nos Estados Unidos é de três a quatro meses antes da data da sua viagem (se a CAPES não te enviar os documentos logo, já tenta conseguir. Conheço gente que conseguiu o documento mesmo antes de estar com a carta da CAPES em mãos, os critérios são estabelecidos pela universidade que está te aceitando).

Depois de estar com o documento em mãos, você vai ter que fazer o SEVIS I-901. Trata-se do registro como Student and Exchange Visitor Program (Programa de estudante e intercambista visitante, ou algo assim). Fazendo uma busca simples no google você encontra o site, faz o registro usando os dados que estão no seu DS-2019 e já poderá efetuar o primeiro pagamento. O registro custa 180 dólares, que devem ser pagos usando um cartão de crédito.

Agora vem a parte em que você vai ficar nervoso: O visto (zoeira, é bem tranquilo).

Volta pra o google e procura o site para tirar o visto americano. Lá você vai encontrar todas as informações bem detalhadas.

O seu tipo de visto é o J1. Esse é o visto de estudante (acho que J1-J2, pois o J2 é para cônjuges de estudantes). E nem tente dar um jeitinho e tentar usar seu visto de turismo, capaz de você voltar direto do aeroporto (Sim, triste mas eu vi isso acontecendo quando desembarquei aqui).

Para começar, você terá que escolher o consulado mais próximo de você. Se já mora em uma cidade com consulado, ótimo. Caso contrário, coloque mais esse gasto no seu orçamento: o deslocamento e a estadia em outra cidade.

Para tirar o visto, você terá de preencher um formulário com muitas perguntas sobre você. O formulário é todo em inglês, e se não souber, peça ajuda de alguém que saiba ou procure alguma empresa que ajude com isso. Finalizado, você vai efetuar o pagamento. Quanto eu fiz, em setembro, o valor da taxa era de 168 dólares. O bom é que havia a opção para pagar diretamente em reais (400 reais), o que pra mim foi bom. Com a conversão mais o IOF do cartão de crédito, economizei uns bons reaizinhos.

Depois de pagar o valor, já pode marcar sua entrevista.

Esse foi o ponto negativo de pagar em real, usando boleto bancário: demora cerca de 48 horas para registrarem seu pagamento, mas eu estava com tempo hábil.

Agora sim você pode marcar a sua entrevista. Escolha a data que for melhor para você. Depois de marcar a entrevista, você vai ter que marcar sua visita ao CASV. É uma central de pré-processamento do visto, onde tiram sua foto e suas impressões digitais. Então não esqueça de marcar a ida ao CASV um dia ANTES da entrevista.  

No CASV você vai pegar fila, mas não grande pois você só vai poder entrar para a fila 30 minutos antes de sua hora marcada. E não pense em levar nada consigo. Eu levei uma mochila vazia, somente com a pasta de documentos que eles pediam, e não pude entrar. Em Recife, de frente ao CASV há uma loja de material de construção que já sabendo disso, tem um armário/escaninho para quem quiser deixar as mochilas. O uso é gratuito hum, claro, e eu finjo que acredito nessa bondade toda, porém o escaninho é aberto, então você vai ter que comprar um cadeado para deixar suas coisas lá. Paguei 12 reais por um cadeado minúsculo, mas... estou agora nos estudando nos Estados Unidos, então posso dizer que valeu a pena, e o cadeado veio na minha mala, então até foi bom no final. 

Por fim você vai ao consulado. Levei muitos documentos, provando minha renda durante a viagem, dizendo onde eu ia ficar, tudo mais. A minha entrevista foi tranquila, e foi em inglês, visto que eu estava indo para estudar. Ela confirmou algumas informações, verificou meus dados e documentos e deu o OK. Caso tenham algum receio sobre a entrevista, perguntem a pessoas que já passaram por isso também, visto que a análise é individual. Não é porque você está sendo financiado pro um órgão governamental que alguém vai ser mais legalzinho com você. 

Para receber o visto foi mais tranquilo ainda. Escolhi receber por correio, e chegou na minha casa cerca de uma semana depois.

Na hora de viajar, esteja com os documentos citados acima em mãos. Eu demorei a comprar a passagem pois não sabia a data que constaria no visto, mas ele veio com data inicial igual a data seguinte a entrevista, quando foi liberado pelo consulado. No momento da viagem lembrem-se que tem que estar com o endereço do local onde vão morar.

Bom pessoal, acho que é isso. Caso lembre de mais algum detalhe eu acrescento depois.


E qualquer dúvida, sintam-se a vontade para perguntar. 



Imagem retirada do google, linkada ao endereço que segue: http://hotelcaliforniablog.com/2014/08/04/quero-estudar-nos-eua-qual-o-melhor-visto/

Nenhum comentário:

Postar um comentário