quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Postagens em redes sociais: Quatro dicas importantes para não se dar mal.




Você está vivendo em uma vitrine. Tenha certeza que diariamente há uma enorme quantidade de pessoas te observando, medindo, pesando, e muito provavelmente alguém vai transformar algum comentário ou foto sua em fofoca.

A maior vitrine que usamos hoje em dia são as redes socais. E muitas vezes esquecemos que as redes sociais, na maioria das vezes, estão abertas para pessoas que você nem imagina. Seu chefe, seus professores, parentes, todos eles vão ter acesso, mais cedo ou mais tarde, ao que você posta, e por isso você tem que ter CUIDADO.

Antes de postar qualquer coisa, vamos a um exercício simples: FALE EM VOZ ALTA O QUE VOCÊ VAI POSTAR.

Depois disso responda as seguintes perguntas:

Vai ofender alguém?

Pareço um idiota?

Essa postagem pode me atrapalhar se alguém em específico (chefe, pais, etc) ler?

Depois disso, e com consciência limpa, clique em postar, e sofra as consequências.

Os anos de universidade me trouxeram uma paixão compartilhada com alguns colegas: a observação e tentativa de análise do comportamento humano. Como cientistas (no início somente aspirantes), buscávamos sempre uma base científica e trabalhos que comprovassem nossos pensamentos, e é com base nesses pensamentos, em conversas e observações que se baseiam esse post e a seguinte afirmação: A grande maioria das pessoas não sabe usar sua imagem a seu favor. E acabam por cometer erros que são banais, mas que podem trazer grandes prejuízos.

Parem de usar o facebook para expor TODAS as suas ideais, grande parte do que você escreve ali pode e sim, será usado contra você, inclusive por mim, se você estiver entre a minha lista de “amigos” ou “seguidores”.

Então, antes de parar para postar qualquer coisa em redes sociais, tenha em mente que:

# Você pode estar escrevendo uma frase direcionada a alguém, mas todos os seus amigos vão ver, e alguns vão estar rindo da sua cara por isso.

# Se você expõe um fato da sua vida pessoal e você espera somente elogios, problema seu. A probabilidade de alguém falar mal é a mesma de alguém falar bem. Então não se revolte com críticas, você está se sujeitando a isto, se quando aparecerem, mostre maturidade e aceite.

# Aliás, de toda sua lista de pessoas em redes sociais, no máximo dez você pode chamar de amigos (aumenta um pouco se incluir família), cerca de vinte pessoas vão fazer fofoca com o que você posta e para a grande maioria você é somente um número.

# Apesar de não ter esse número grande de reais amigo, o número de pessoas que vai te julgar por algo que você postou é bem maior do que você imagina.

A primeira impressão que a maioria das pessoas vai ter de você vem da sua aparência externa. E ela, na maioria das vezes, realmente diz quem você é. Então, que imagem você quer passar para os outros?

Com a facilidade de se expor em redes sociais, elas acabam sendo uma vitrine para que você seja conhecido. Conheço várias pessoas que começaram amizades, namoros e até conseguiram empregos usando as redes sociais, mas ao mesmo tempo, acaba sendo também, e até mais facilmente, motivo para terminar amizades e namoros, e inclusive perder empregos.

É engraçado escrever dicas sobre como se expor, até certo tempo atrás isso era uma simples questão de bom senso, mas agora... bom, os tempos mudaram, e isso é um fato. Relaxa, aceita e se adapta.

E no final, o mais engraçado é que o que foi dito aqui resume-se a bom senso.  

É isso por hoje. Até mais. 




A imagem do post foi retirada do link a seguir, depos de pesquisa simples no google imagens: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0CAYQjB0&url=http%3A%2F%2Fwww.portal-administracao.com%2F2014%2F08%2Fvoce-e-o-reflexo-de-voce-mesmo.html&ei=cvJ1VMioDbGrjAKr_YD4Aw&bvm=bv.80642063,d.cWc&psig=AFQjCNH0tROBIxxD3BGSzZ9ldt6SwZBhDw&ust=1417102312889725

Nenhum comentário:

Postar um comentário