quinta-feira, 10 de julho de 2014

Qual o seu diferencial?




Quando comecei a escrever neste blog admito que pensei somente em tratar de temas relacionados a gastos e a parte física, não vinha aminha cabeça escrever algo que trouxesse ideias, acho até que poderia ser chamar de fútil, mas que seja, o que acontece é que agora, pesquisando por alguns locais na internet, me deparei com uma confusão: 

Eu não consegui distinguir alguns dos blogs que eu sigo. Acho que por estarem bem semelhantes, até pelo nicho que ocupam e comecei a pensar sobre o que faria um blog ter mais acesso e impacto do que outros.

Ao mesmo tempo lembrei que a algum tempo atrás eu li uma blogueira dizendo que seu blog estava entre os mais acessados do mundo (nem lembro se era em português ou inglês). O fato é que eu fui pesquisar e descobrir o que esses blogs têm de tão especial.

Tentei agora encontrar o link mas acabou que não consegui, então quando eu encontrar eu atualizo o post, mas sabe qual o diferencial deles? Eles são DIFERENTES.

Tá certo que hoje em dia acabamos nos inspirando no que gostamos, e isso é muito enriquecedor, mas acho que somente em inícios. Depois de um certo tempo temos que abrir mão do conforto de fazer o que todo mundo está fazendo e nos aventurar por algo novo.

Como biólogo, eu já passei algum tempo estudando sobre o comportamento de cópia, é natural do ser humano (e de outros animais) copiar aqueles que tem sucesso, afinal, diminuímos nosso investimento, mas ai entra uma diferença que pode ser crucial se você busca o sucesso: ESTUDO. Me refiro a estudar para saber o que você está fazendo.

Hoje eu sou um blogueiro, então tenho a obrigação de saber o que está acontecendo no “mundo dos blogueiros”, e como eu gosto disso acaba sendo algo natural, e esse mesmo tempo que eu invisto pesquisando me dá uma base para saber o que eu posso mudar e o que é imutável ( apesar de acreditar que esse termo é muito forte, muito atemporal).
Se você chegou até aqui, é a hora de começar a pensar em uma pergunta: “como eu posso melhorar?”. Pense nisso para tudo.

Sua produtividade em qualquer coisa pode ser elevada ao máximo se você responder à essa pergunta pensando no aprofundamento. Tente ver aquilo que você faz com outros olhos. Não são raras as vezes em que nos deparamos fazendo um trabalho de uma forma, e continuamos até que uma pessoa que está tendo outro ponto de vista te mostra que há um jeito mais fácil, e você acaba se achando um idiota por não ter percebido isso antes.
Para não se sentir um idiota, eu repito o conselho: ESTUDE o que está ao seu redor. PERCEBA até aquilo que aparentemente não faz diferença alguma.

Para fechar, quero dar um exemplo pessoal de como isso pode te mudar, e acima de tudo mudar a forma como outras pessoas estão olhando para você.

Quando estava na graduação, uma professora me convidou para participar de um evento de Iniciação Científica (IC). Meu único dever era passar slides das apresentações dos alunos que tinham bolsa de IC. 

Recebi o manual e o livro com a programação, os números do evento e mais detalhes, assim como todos os participantes, inclusive a impressa que estava cobrindo o evento.
Em uma manhã conturbada, cheia de coisas para resolver, eu estava ajudando na sala da coordenação do evento, fazendo trabalho braçal mesmo (colocando as canetas e blocos dos congressistas dentro das bolsas), quando chegou um dos organizadores seguido por um repórter que fazia uma matéria, e precisava dos dados. Quem podia responder estava ocupado, e corria o risco do jornalista ficar se os dados.

Eu fiz o que me pareceu mais lógico (até porque eu não sou muito paciente). Disse ao entrevistado, até um pouco alto e ríspido: “tudo que ele está perguntando encontra-se em tal página do livro que todos receberam(programação)”. A pessoa que o atendia entregou a ele uma cópia da programação e tudo seguiu. Não dei nenhuma importância a isso.

Depois de terminado o evento, tivemos um almoço na reitoria da universidade, com a presença da Pró-reitora e de toda coordenação do evento, mais os monitores. Para minha surpresa, essa atitude foi relembrada por um deles e fui parabenizado na frente de todos. Simplesmente por ter lido toda a programação e lembrar de uma página, parecia um detalhe, mas eu fui o ÚNICO a lembrar.

Bom, porque eu falei isso? Esse fato teria sido somente um elogio não fosse por um evento que ocorreu dois anos depois. Dessa vez eu era aluno de IC, mas sem bolsa, e o meu orientador estava em Portugal a trabalho. Ele me encaminhou um e-mail dizendo que estaria disponível uma bolsa para mim, contudo eu tinha até as 10 horas da manhã para providenciar toda a documentação (parte fácil),abrir uma conta no banco e levar tudo para a Universidade , detalhe que o banco da universidade abria as 9:30, e eu não podia perder essa bolsa, estava no momento sem emprego.

O que eu fiz: corri no setor responsável e fui tentar aumentar esse prazo. Para minha surpresa me deparei com uma das organizadoras daquele evento de dois anos antes, e que na mesma hora lembrou de mim. Era ela a única pessoa que poderia receber meus documentos e liberar minha bolsa. Ela lembrou de mim e graças a isso disse que somente sairia do expediente quando eu levasse os documentos. Até hoje eu sou grato a ela, mas isso só ocorreu porque eu me destaquei por um detalhe, dois anos antes.
Fui lembrado.

Lembre-se de, por onde passar, fazer algo DIFERENTE e POSITIVO que o faça ser lembrado, não seja somente mais um.

Nossa, bom escrever isso.


Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário