segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os 5 caminhos para transformar seu guarda-roupas em um investimento



Inicialmente, estamos pensando em aprender a gastar dinheiro com roupas de uma forma que esse gasto possa ser visto como um real investimento. Para isso, precisamos manter uma ideia em mente o tempo todo, e que vai nos guiar aqui, e essa é uma noção de INVESTIMENTO.

Para nossos trabalhos, vamos definir como investimento todo o dinheiro gasto e que vá trazer algum retorno para você. E é importante que ressaltar que buscamos o lucro, então quanto mais tempo esse dinheiro puder ser utilizado, melhor. Na economia, isso é o que tratar por ativo. E esse tem que ser mantido pelo máximo de tempo possível (entendedores de economia, me corrijam caso tenha assassinado alguma teoria).


Para que uma roupa seja vista como um investimento, vamos pensar em algumas características que você vai ter que procurar. Pode ser que na maioria das vezes encontre tais características em roupas caras, mas isso não é regra.

# Dica 01: Entenda a relação custo-benefício da roupa.

Quando você encontrar uma roupa e a considerar cara, daqui para frente comece a pensar na sua durabilidade. Para isso, vamos fazer uma conta básica, nesse caso, usando um bom investimento e um prejuízo, ambos meus.

Comprei há certo tempo uma calça da camisaria Colombo (já tinha falado antes aqui), e paguei 40 reais por ela, a compra foi efetuada há cerca de dois meses. A calça era é preta e já está desbotada, e como tem lycra, já estando com indícios de estar velha, quando você tira a calça que tem lycra e ela não volta ao lugar. Fica marcando o joelho, as coxas, essa coisa, quando você a tira.  Imagino que ela tenha uma vida útil (enquanto ainda está apresentável) de mais três ou no máximo quatro meses.

Ao mesmo tempo falo sobre outra calça. Essa foi comprada na Damiller, em julho de 2012 e por ela paguei 104 reais. Vale ressaltar que estava em promoção, ela custava 190 reais. Vou trabalhar com os R$104 e depois ver como ficamos com os R$190.

Bom, a calça hoje tem dois anos, e o jeans está igual. É uma calça azul e não desbotou em nada. A única coisa que mudou nela nesse tempo se deu devido a minha falta de sorte de deixar cair cloro nela, o que a deixou com uma mancha branca em uma das pernas, mas que dá para esconder dobrando. Imagino que dure ao menos mais um ano, mas vou contabilizar somente o investimento até hoje.

Vamos as contas:

1ª calça (Colombo): 40 reais / 6 meses = menos de 7 reais por mês, parece um bom preço.

2ª calça (Damiller): 104 reais/ 24 meses = 4,3 reais por mês, mas vamos pensar que não estivesse em promoção, seriam 190 reais, o que me daria quase 8 reais. Caso ela dure somente mais 4 meses, e certeza que vai, mesmo assim já seria um investimento melhor do que a calça da Colombo.

Querem outro exemplo? Calças que eu comprei na Hering. Comprei uma a mais de um ano e por ela paguei 100 reais. Ela durou exatamente um ano e meio, e a cor não se perdeu. Acabou rasgando em uma costura há muito pouco tempo. Nesse caso, o preço foi diluído em 5,5 reais por mês.

Perceberam que todas as calças de valor mais elevado ficaram com um preço final menor do que a calça barata?

# Dica 02: Escolha bem o tecido.

Quando a questão em avaliação é a durabilidade, o tecido a ser escolhido é um ponto de extrema importância. Mas para escolher um bom tecido você tem que saber inicialmente, e exatamente, em que ocasiões você pretende usar essa roupa.

Pensando em durabilidade, tecido com mais algodão são uma ótima pedida, o 100% algodão é sempre uma das melhores escolhas. Isso porque o tecido vai sofrer menos com as lavagens e com variações de temperatura (isso porque você não vai usar a camisa amassada e vai passar a ferro sempre que for lavada). Além disso, o tecido também tem muito a ver com o conforto na hora de usar a roupa. Roupas de algodão tendem a ser mais confortáveis ao toque, mais macias.

Quando falo em algodão, na verdade eu quero me referir a fibras naturais. A seda natural é um exemplo (apesar de em toda minha vida eu só ter comprado uma camisa de seda natural... negocinho caro).

O mesmo se aplica a calças. Imagine os jeans, você já pode imaginar que ele vai durar mais ou menos de acordo com a espessura do tecido. O jeans por si é resistente, mas sempre melhor escolher um mais grosso, que por regra não é o mais duro. Um bom jeans, quando mais grosso, pesado, pode ser tão confortável quanto um mais fino.

Ao pensar em tecidos tem que lembrar que você pode ser traído/a pelo tecido de algumas roupas. Ele pode ser muito fino em algumas partes, ou ficar muito leve, o que pode deixar você em alguns apuros, ou ter que investir mais dinheiro para utilizar essa roupa, com acessórios, tal como roupas para colocar por baixo dessa peça.

Pensando nisso, vai uma dica, principalmente para quando você for comprar roupas de malha e que estiquem de alguma forma, o mesmo vale para partes como golas e mangas: cuidado com a lavagem. Mesmo que sejam de uma boa marca e com um bom tecido, não já roupa que resista a uma lavagem bruta demais, ou a passar muito tempo na máquina de lavar. Para saber como impedir isso e manter sua roupa nova por mais tempo, vejam esse post AQUI com algumas dicas.

# Dica 03: Escolha bem o caimento da roupa.  

Essa dica diz respeito principalmente aquelas pessoas que compram roupas muito apressadamente, ou aproveitam promoções pensando somente no preço. Também há aquelas que não gostam de provar roupas (sim, é chato, mas é o seu dinheiro que está em jogo).

Quero fazer uma pergunta: Quando você vê pessoas famosas em grandes festas, qual a principal diferença entre as roupas que elas estão usando (principalmente os homens) e aquelas que você ou seus parentes usaram naquela última formatura de uma prima distante, ou em algum casamento?

Se você falou no preço, está errado (nem tanto, mas está). A diferença está no caimento. Mesmo as pessoas com corpos mais “fora do padrão” de estética plantado pelo mundo da moda podem ficar bem em roupas com bom caimento.

Quando eles vestem roupas nesses eventos, tenha certeza que são roupas pensadas para cada corpo, com as medidas certas, diferente, por exemplo daqueles ternos que você encontra em lojas como a C&A, que você sabe que foram todos feitos com a mesma forma. Essa também é a diferença entre um terno que você compre hoje ou um que o seu avô usava, porque tenha certeza que o costureiro que o fez para os eu avô tomou todas as medidas dele e o fez perfeito.

Aliás, que saudades de quando se faziam roupas por encomenda, quando costureiras faziam roupas exatamente para você, para o seu tipo físico (não que eu tenha vivido nesse tempo, mas imagino que fosse bem legal).

Mas já que esses tempos passaram, vai a dica: COMPRE EXATAMENTE O SEU TAMANHO. Conheça o seu corpo, o espelho não mente para você, então se olhe e aceite o que ele está dizendo. E se por acaso não gostar do que o espelho está indicando, resolva isso na academia, não na costureira.

É importante ver bem detalhes como tamanho de ombros, de braços, largura do corpo, para que as roupas que vocês comprem não se pareçam peças de museu ou roupas herdadas daquele seu parente 10 quilos mais gordo que você.

Cuidado principalmente com as promoções, na maioria das vezes não vale a pena pagar para consertar ou reformar uma boa roupa, que você comprou por impulso quando viu que o preço estava mais baixo.

# Dica 04: Preste atenção nas costuras.

Não é raro achar uma roupa em uma loja, provar, ficar bem com ela, levar para casa e no primeiro uso perceber que tem um fio solto. Você está sem nenhuma tesoura por perto e resolve puxar esse fio... lá se foi toda uma costura e você ganhou um buraco na roupa. Isso dá ódio.

O mesmo pode acontecer para locais em que é normal que passem por mais impactos ou atrito. É normal, por exemplo, que calças jeans tenham parte da costura rasgada entre as coxas se você tem as penas um pouco mais grossas e elas se tocam enquanto você anda.

Para evitar esses problemas com costura, olhe dois pontos:

1.       Veja se todas as linhas estão bem presas. Vire a peça ao avesso e observe sim todas as costuras, pontos soltos, fiapos que possam se tornar um buraco. Verificado isso, vamos a qualidade da costura.

2.       Identifique a qualidade das costuras principalmente na profundidade delas: Quando você escolher uma peça, veja se as costuras não estão deixando tecido solto. Para fazer isso basta tentar puxar um pouco para separar os tecidos, Se você conseguir ver espaços de separação é melhor escolher outra peça, pois provavelmente essa não vai durar tanto quanto deveria. Se não tiver, esse pode ser visto com uma falha de fabricação, chame o vendedor e peça um desconto, se você realmente quiser levar essa para casa.

# Dica 05: Teste a tintura da sua roupa.

Essa é a dica mais difícil de ser seguida no momento da compra, porque você só vai poder fazer isso com um pouco de água. Então a dica é que faça isso em casa antes de a lavar pela primeira vez.
Ainda na loja, e se a cor da roupa for muito escura, tente esfregar os seus dedos no tecido, se por acaso a cor passar passa a sua mão, desista da compra.

Já em casa, você deve colocar pegar um pedaço de tecido brando de algodão e molhar com água. Esfregue esse tecido na roupa pelo verso, e caso solte tinta, muito cuidado na hora de lavar, pois ela vai soltar tinta e pode estragar outras peças coloridas.

Tem como diminuir isso? Tem.

Há um tempo atrás eu estudava em uma escola cuja farda era branca e vermelha. Alguns colegas reclamaram que o vermelho acabou diluindo e deixando a camisa toda cor de rosa na primeira lavagem. A mãe de uma colega me deu uma dica que fez com que a cor espalhasse menos (como eu tinha duas camisas, eu só testei em uma, acabei com a outra toda colorida). E qual foi essa dica?

Muito simples: Antes da primeira lavagem dessa roupa, deixe-a de molho por cerca de uma hora em uma solução de água com vinagre de álcool. Pode colocar duas ou três colheres de vinagre por cada litro de água, depois você lava naturalmente, claro, separa de outras roupas.
A cor ainda foi perdida, mas em uma proporção bem menor do que sem o uso do vinagre. Eu queria poder explicar a reação que fez a tinta se manter mas não consegui. Se um dia eu souber conto a vocês por aqui.

Lembrando que depois que você comprar a roupa, é bom clicar AQUI e dar uma olhadinha nesse post pra não a estragar na lavagem. 

Bom, acho que é isso.

Pensem bem nessas dicas, e vamos às compras, porque a temporada de descontos está começando, e a mudança de estações está chegando.

Qualquer dúvida ou dica extra, comentem, comentem e comentem.


Até mais. 


Gente, até tentei montar uma imagem, mas começou a dar muito trabalho, então peguei uma imagem desse site: http://www.canalmasculino.com.br/10-dicas-para-nao-comprar-as-roupas-erradas/ e acabei vendo mais uma sótimas dicas, vale a pena conferir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário