terça-feira, 8 de julho de 2014

5 dicas de como não perder o dinheiro que você investiu nas suas roupas



A partir de agora passe a pensar na compra de roupas como uma forma de investir seu dinheiro. Em todo investimento você acaba perdendo parte do que investiu após a compra, mas sempre há como minimizar essa perda, fazer o seu dinheiro valer mais e por mais tempo.

Pensando assim, depois que você compra uma roupa legal, é hora de a limpar de uma forma que possa mantê-la nova por mais tempo. Para isso, seguem agora cinco dicas de como manter suas roupas novas por mais tempo.


1.  Cuidado ao usar a máquina

Todos sabemos que uma boa máquina de lavar roupas é uma benção da modernidade, uma verdadeira amiga na hora de diminuir o tempo gasto em casa, e se você tem uma delas em casa sabe que elas podem te entregar a roupa praticamente seca (algumas até entregam seca).

Se você tem dinheiro pra ter uma dessas em casa tem que lembrar que elas podem ser inimigas de algumas peças de roupa, e para as lavar você vai precisar fazer uma coisa muito simples: SEPARAR AS ROUPAS.

Mas como? Além de pensar nas cores, já que você não quer que sua camisa vermelha manche suas peças brancas, é importante pensar no peso das roupas.

Apesar de algumas roupas não parecerem ser delicadas, elas podem ter partes que podem perder a forma mais facilmente do que outras.

Tive essa experiência ao colocar uma camisa de malha relativamente grossa, e depois de secar, eu tive a surpresa de ver a gola totalmente deformada. Praticamente perdi a camisa, que não dá mais para ser usada.

Quando você pensar em colocar as suas camisas mais leves junto com uma calça jeans, imagina que aquela camisa estará sendo praticamente LIXADA pelo tecido da calça, o que vai diminuir em muito a vida útil dessa camisa. E dependendo do tecido, pode ser que esssa roupa já saia toda torta da máquina.

E falando em separar, lembra de lavar as roupas coloridas separadas das brancas. Acho que vale a pena também separar das pretas.

2. Use (pouco) sabão líquido

Se você achar que quanto mais sabão colocar mais limpa sua roupa vai ficar você está enganado. Eu também pensava assim até parar para ver o que um sabão em pó fez com uma camisa minha, coloquei demais e a camisa ficou manchada. Porque isso? Quando coloquei o sabão em excesso logo senti que o local onde o sabão estava começou a esquentar (reação normal do sabão em pó com água, ao menos da marca OMO).

Utilize a quantidade de sabão estimada na embalagem, e siga as instruções. COLOQUE A ROUPA DE MOLHO antes de lavar, e não deixe de molho por mais de uma hora. Aqueles mesmos ingredientes que tiram a sujeira podem começar a mexer na estrutura das fibras e das cores se ficarem em contato por muito tempo.

  3. Invista em produtos para roupas coloridas

Falei lá em cima de lavar as roupas separadas, mas como separar? Por cores. As brancas TEM que ser lavadas separadamente, e com produtos que mantenham as roupas dessa cor. Nessa hora eu aconselho a compra de VANISH. O produto funciona mesmo. Eu uso o em pó, deixo de molho por algum tempo na água quente e só depois coloco para lavar n máquina. O problema é que ele é CARO, um pote com 500 gramas (eu acho) custa aqui cerca de 15 reais. Caomo eu acho muito dinheiro, acabo comprando um sachê que vem com 120 gramas. Pago por isso uns 4 reais. É caro ainda, pela relação custo-benefício seria melhor comprar o grande, mas como eu tenho poucas roupas brancas, vale a pena.

Também há no mercado produtos para manter as cores das roupas coloridas, mas eu nunca comprei, acho que um bom sabão líquido já faz isso. Eu gosto de usar o Omo líquido. A embalagem de meio litro custa cerca de 8 reais aqui. Ele rende muito, já que é preciso de pouco para limpar as roupas, e ainda dá para usar na limpeza dos tênis, como já falei nesse post.

Descobri há pouco tempo um produto para lavar roupas escuras. Ainda não compre mas acho que vale muito a pena, e ai vem a terceira separação. Lave as roupas pretas separadas das demais cores. As roupas pretas tendem a perder um pouco de tinta, principalmente as calças. Deveria ter comprado esse produto para lavar a calça jeans que comprei na COLOMBO e que perdeu a cor, como já descrevi nesse post.

4. Não economize nos prendedores

Quando eu saí da casa da minha mãe e fui morar em outra cidade para estudar tive que começar a lavar minhas roupas e aconteceu que do nada elas ficavam estranhamente torcidas depois de secas. Além disso, sempre com dobras no meio que me davam um trabalho grande na hora de passar a ferro (como se eu tivesse muito tempo para fazer isso). O que eu faço hoje para evitar isso:

Primeiro eu comecei a prender as roupas pela barra. Elas ficam de ponta cabeça, o que faz com que o peso da roupa molhada já a estique, o que faz com que, dependendo da roupa, só precise dobrar e já está pronta para usar.

Só que depois eu percebi que as pontas onde eu colocava os prendedores acabavam por deixar as pontas laterais esticadas demais, deformando algumas peças. Para resolver isso eu comecei a colocar três ou quatro prendedores em cada roupa. Ai você pode dizer que isso vai fazer gastar dinheiro. Minha argumentação: Um pacote de prendedor de roupas de madeira, com 20 prendedores, custa menos de 2 reais e você vai usar por muito tempo.

5.  Deixe as roupas respirarem

Depois que você secou as roupas, elas precisam respirar para se manter. Lembre-se que a maioria delas tem fibras vegetais, e se você não cuidar bem pode haver a possibilidade de que fungos cheguem até elas.
Você deve fazer isso principalmente para aquelas roupas que você acabou de usar e que acha que não é necessário lavar ainda. Sabe aqueles usos por poucas horas, em que você não chega nem a suar. Pronto, estas.

Antes de guardar de volta é importante deixar que elas passem um tempo ao ar livre, no seu quarto mesmo. A coloque em um cabide e pendure no quarto, elas ficarão mais lisas e secas.
Se quiser voltar a usar essa roupa no outro dia e quiser dar uma limpara mais superficial, e ao mesmo tempo tirar algum amassado, vai uma última dica: deixe ela passar a noite no banheiro.

Como?

Coloque a roupa no cabide e a pendure no banheiro em um local que não molhe. Tome um banho quente e aproveite o vapor do banho para desamassar a roupa. Funciona sempre comigo.

Bom pessoal, por hoje é isso. Espero que aproveitem estas dicas. E até amanhã.

Comentem se tiverem alguma dúvida ou se quiserem pedir algum post.


<Atualização> E se tem sua Dry Fit, não coloque de molho no amaciante, como o Guilherme postou aqui.


Link da imagem do cara com a cesta de roupas

Reprodução–unscruff.com / http://www.tendenciaselegantes.com/como-lavar-roupas-dicas-para-homens-modernos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário