sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dicas para comprar a roupa certa




Chegando época de festas, mudança de estação ou simplesmente as roupas não cabem mais, estão rasgadas, chegou a hora de sair pra comprar roupas novas. Como comprar bem?

Se você é uma pessoa preocupada em se vestir bem, e acima de tudo não quer pode gastar muito dinheiro, eu quero passar algumas dicas pra todos lembrarem na hora de escolher as peças certas.
Antes de sair para comprar é importante saber que peças de roupa você precisa e quer comprar e em que tipo de ocasião você planeja usas essas peças. Tendo essas questões resolvidas, hora de escolher as peças certas.  

Primeiro: o que é uma peça certa? É aquela roupa que você vai comprar e não vai se arrepender depois, além do mais, vai poder ficar um bom tempo utilizando sem parecer que você herdou essa roupa de um irmão mais velho.
Então como escolher a peça certa?

Dicas
1. Tente fugir de modismos. Em todas as coleções aparecem peças que tem vida muito curta, você vai ver pessoas usando por dois ou três meses e depois. Solução: suavize essas peças mais marcantes com elementos “eternos” (WHAT????)  Como? Vamos pensar nas calças saruel, aquelas calças que deixam todo mundo com aparência que está usando frauda descartável. Compra uma em jeans, com uma cor básica, assim você usa a calça junto com todo mundo, e depois não será obrigado a jogar fora porque o jeans acaba permitindo um uso por mais tempo (acho que esse não foi um bom exemplo, eu comprei uma dessas, de jeans, em 2010, usei duas ou três vezes e está guardada até hoje... 100 reias desperdiçados, arrependimento).

2. Busque peças “chave” duradouras. O que é isso? Toda coleção tem roupas que são desenhadas pra durar muito tempo, pra ser repetiras. Querem um exemplo? O xadrez. Desde 2011 o xadrez vem sendo visto em camisas masculinas, variando somente o tamanho da estampa, e variando bem pouco. Essa é uma peça chave duradoura, uma camisa que foi comprada em 2011 pode ser usada esse ano, e provavelmente dure mais um pouco (eu tenho essa camisa comprada em 2011 e ainda encontro hoje algumas muito parecidas para vender).

Como escolher essas peças, se você não adivinha o futuro? Fácil, momento pesquisa. Gaste alguns minutos daquele dia que você escolheu pra compra roupas e olhe a coleção que vai ser lançada na próxima estação.
Onde?????  Vamos lembrar que as coleções lançadas no Brasil são copiadas inspiradas nas tendências lançadas em Londres, Paris e Nova Iorque, e que no hemisfério Norte, as estações são invertidas, então estamos usando agora o que eles utilizaram no final do ano passado e que foi apresentado seis meses antes. Então em julho de 2013 já podíamos saber que tendências estariam disponíveis para que comprássemos em junho de 2014. Além disso, se pensamos em peças duradouras, lembramos que temos a $orte de viver em um país de temperaturas amenas, e que não variam tanto. Então aquele casaco que eu compro para o inverno é o mesmo que eu vou usar em uma noite um pouco mais fria de novembro ou dezembro.  Então podem correr agora e já olhar quais as tendências para o próximo um ano (não precisam ter esse trabalho, eu farei isso por vocês nos próximos post). 

Se quiser antecipar alguma compra, clica AQUI e dá uma passada no site da Vogue do Reino Unido. Lá você seleciona o estilista ou marca, o ano e a estação (Primavera/Verão ou Outono/Inverno) e faz as comparações que quiser. 

3. Entenda as tendências. Essa pode ser a parte mais difícil (ou não). É a hora de lembrar que quando você vê desfiles não está vendo roupas que serão colocadas à venda, e sim uma demonstração das ideias do estilista. Então deve olhar quais são as cores, combinações, tamanhos, caimentos, e a partir dessas informações seguir para fazer as comprar.

Para fechar o post, segue uma dica observação que pode até ser renegada por quem escreve, mas é o que está acontecendo desde 2011. Se perceberem nas vitrines, as roupas masculinas não estão mudando muito nos últimos anos. As tendências meio que se repetem com pequenas modificações. Alguma explicação? Tenho uma hipótese: A moda é feita na Europa, e isto é um fato conhecido. Mesma Europa que vem passando por um período difícil, com crises financeiras e problemas com desemprego. Então há uma tentativa de não mexer muito em bolsos secos. O costume de jogar fora todo o guarda-roupas e comprar tudo novo não pode ser feito sem dinheiro, então os estilistas estão demonstrando esta cautela através da parcimônia na troca de coleções.


Bom, como a ideia do blog é ajudar a não gastar demais, nos próximos post sobre roupas eu vou tentar ao máximo buscar as tendências em peças com um bom preço, que durem bastante (qualidade e possibilidade de uso) principalmente as buscando em grande lojas, que tem preços mais amenos.

Então, qualquer opinião sobre roupas em lojas de departamento, multimarcas, e perguntas, deixem nos comentários que todas as perguntas serão respondidas o mais rápido possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário